Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reação termite

A reação termite ou  termita é uma reação que envolvem oxido de Ferro (II,III) e alumínio, que é feita através de pressões grandes. Para que ocorra a reação é necessária uma ignição. Essa reação tem uma entalpia de        -3347,6 kJ/mol, ou seja, uma reação exotérmica que pode chegar a meros 3500ºC. A equação balanceada fica:
8Al +  Fe3O----> 4Al2O3 + 9Fe gerando a variação da entalpia de -3347,6kJ/mol. Claro que eu citei a reação com óxido de ferro (II,III) que é uma interação entre os óxidos de ferro II e III tendo a fórmula FeO.Fe2O3 que é a reação de maior potencial térmico (mais forte e divertida). A reação termite é usada nas fábricas de soldagem com seu potencial podendo fundir até platina.
Ficheiro:Thermite.jpg
Ficheiro:Thermite mix.jpg

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Buraco de Minhoca

Dentro dos fatos que ocorrem no universo temos o Buraco De Minhoca, que na teoria, é um atalho no continnun espaço-tempo, que não é possível ser criada pela humanidade com a tecnologia aqui existente. Esse fenômeno nada mais é que duas distorções em espaços diferentes interligados por uma “garganta” que permite se viajar no espaço com uma velocidade superior a da luz, ou seja, se um corpo pegar esse atalho ele irá para um ponto do universo onde a luz, percorrendo o caminho normal, ainda não teria chegado.  Se imaginarmos o universo como uma folha de papel e dobrássemos ponta com ponta sem encostá-la e imaginarmos um tubo passando de uma ponta a outro, seria como funciona a teoria do Buraco de Minhoca. Ainda existem muitas dúvidas sobre esses eventos e acreditamos que sejam aleatórios e rápidos. Se um corpo qualquer estivesse à deriva no espaço e o evento aleatório do Buraco de Minhoca aparece-se, esse corpo seria transportado a outro lugar do universo numa velocidade gigantesca.