Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Reação termite

A reação termite ou  termita é uma reação que envolvem oxido de Ferro (II,III) e alumínio, que é feita através de pressões grandes. Para que ocorra a reação é necessária uma ignição. Essa reação tem uma entalpia de        -3347,6 kJ/mol, ou seja, uma reação exotérmica que pode chegar a meros 3500ºC. A equação balanceada fica:
8Al +  Fe3O----> 4Al2O3 + 9Fe gerando a variação da entalpia de -3347,6kJ/mol. Claro que eu citei a reação com óxido de ferro (II,III) que é uma interação entre os óxidos de ferro II e III tendo a fórmula FeO.Fe2O3 que é a reação de maior potencial térmico (mais forte e divertida). A reação termite é usada nas fábricas de soldagem com seu potencial podendo fundir até platina.
Ficheiro:Thermite.jpg
Ficheiro:Thermite mix.jpg

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Buraco de Minhoca

Dentro dos fatos que ocorrem no universo temos o Buraco De Minhoca, que na teoria, é um atalho no continnun espaço-tempo, que não é possível ser criada pela humanidade com a tecnologia aqui existente. Esse fenômeno nada mais é que duas distorções em espaços diferentes interligados por uma “garganta” que permite se viajar no espaço com uma velocidade superior a da luz, ou seja, se um corpo pegar esse atalho ele irá para um ponto do universo onde a luz, percorrendo o caminho normal, ainda não teria chegado.  Se imaginarmos o universo como uma folha de papel e dobrássemos ponta com ponta sem encostá-la e imaginarmos um tubo passando de uma ponta a outro, seria como funciona a teoria do Buraco de Minhoca. Ainda existem muitas dúvidas sobre esses eventos e acreditamos que sejam aleatórios e rápidos. Se um corpo qualquer estivesse à deriva no espaço e o evento aleatório do Buraco de Minhoca aparece-se, esse corpo seria transportado a outro lugar do universo numa velocidade gigantesca.


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O nascimento e a morte de uma estrela.



Bom como o nascimento de uma estrela é um ciclo vicioso vou começar do momento zero. O Big Bang, quando explodiu fez se espalhar no nada uma quantidade infinita de matéria, poeira, e força (como a gravidade). Em um amontoado de poeira cósmica, conhecido com nebulosa, as partículas se aproximam lentamente formando uma gravidade que puxa mais poeira para perto de si, fazendo um aglomerado, dentro desse aglomerado as moléculas ficam se colidindo e fazendo fusão nuclear, a partir dai que a massa interferi, se a massa desse aglomerado for por volta de 8X a massa de Júpiter ela virará uma estrela, caso seja menor que isso ela se acendera mas resfriar-se-a rapidamente nascendo um novo planeta, caso ela se acenda as fusões continuaram por um longo período de tempo fazendo com que seu núcleo se transforme em ferro. Como a estrela tem uma força G muito alta, ela puxa os elementos externos para seu centro numa velocidade muito grande, chegando no núcleo de ferros maciço essas partículas quicam e são expelidas.

Agora depende do tamanho da estrela se ela é muito grande a força das partículas que quicam é tanta que são ejetas da estrela vencendo sua gravidade, dando origem a uma super nova (isso acontece quando a estrela for 7X maior que o Sol), se for pequena essas partículas não tem a energia suficiente para serem ejetadas então quando chagam a superfície são puxadas de volta fazendo a anã branca.


Nota:
Com a fusão nuclear cria-se uma alta quantidade de raios gama, por isso de uma super nova atingir a Terra, a vida que aqui reside se extinguira.

Como nasceu os elementos?

Tudo começa na estrela, o hidrogênio (o elemento mais leve) por estar em uma superfície está extremamente agitado, com essa energia cinética não tem como evitar as colisões (fusão nuclear) se transformando em Hélio. O Hélio também fica agitado e acaba se fundindo ou com outro Hélio ou com um Hidrogênio formando o Lítio e assim por diante, até se transformarem em ferro. As estrelas não tem uma temperatura que faça os átomos se fundirem mais do que o ferro. Mas como nascem os outros elementos depois do ferro? A resposta é a super nova, uma explosão de estrelas de grandes massas que fazem um pressão tão grande que os átomos se fundem mais que o ferro. Sendo assim sabemos que o nosso sistema solar nasceu de uma super novo, já que temos o urânio, por exemplo, que tem a massa superior a do ferro.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estrela azul




A estrela Zeta Ophiuchi - no centro da imagem - é vista por meio de radiação infravermelha, que altera sua cor, de vermelho para azul
Foto: Nasa/AP

A Nasa - a agência espacial americana - divulgou nesta quarta imagem da estrela Zeta Ophiuchi, vista em azul no centro da imagem, que se localiza na constelação de Serpentário.
A estrela, quando vista por meio de instrumentos com luzes visíveis, é vista na cor vermelha. Já com a utilização de radiação infravermelha, com a sonda Wide-field Infrared Suvey Explorer (Wise), a estrela é vista na cor azul, envolta por outras estrelas escurecidas e poeira.
A estrela Zeta Ophiuchi possui grande massa, é muito quente e seu brilho é visto por meio da onda de poeira e gás formada a sua volta.
Agora veja em volta dessa estrala, com instrumentos visíveis nós não poderíamos ter visto essas maravilhosas nuvens vermelha e verde. Isso acontece porque essa câmera especial capta frequências de luz menores que os nossos olhos podem enxergar e as transformam em imagem fazendo com que possamos ver.

Primeira postagem só para teste!

Olá sou Ternak como serei conhecido aqui, minha proposta é trazer videos malucos de química e ciência e reportagens sobre astronomia (não é astrologia). Não pretendo dar continuidade a esse blog, a menos, que eu ou vocês gostem. Portanto bom divertimento e conhecimento.