
Bom como o nascimento de uma estrela é um ciclo vicioso vou começar do momento zero. O Big Bang, quando explodiu fez se espalhar no nada uma quantidade infinita de matéria, poeira, e força (como a gravidade). Em um amontoado de poeira cósmica, conhecido com nebulosa, as partículas se aproximam lentamente formando uma gravidade que puxa mais poeira para perto de si, fazendo um aglomerado, dentro desse aglomerado as moléculas ficam se colidindo e fazendo fusão nuclear, a partir dai que a massa interferi, se a massa desse aglomerado for por volta de 8X a massa de Júpiter ela virará uma estrela, caso seja menor que isso ela se acendera mas resfriar-se-a rapidamente nascendo um novo planeta, caso ela se acenda as fusões continuaram por um longo período de tempo fazendo com que seu núcleo se transforme em ferro. Como a estrela tem uma força G muito alta, ela puxa os elementos externos para seu centro numa velocidade muito grande, chegando no núcleo de ferros maciço essas partículas quicam e são expelidas.

Agora depende do tamanho da estrela se ela é muito grande a força das partículas que quicam é tanta que são ejetas da estrela vencendo sua gravidade, dando origem a uma super nova (isso acontece quando a estrela for 7X maior que o Sol), se for pequena essas partículas não tem a energia suficiente para serem ejetadas então quando chagam a superfície são puxadas de volta fazendo a anã branca.
Nota:
Com a fusão nuclear cria-se uma alta quantidade de raios gama, por isso de uma super nova atingir a Terra, a vida que aqui reside se extinguira.